Carregando... Por favor, espere.

Festival Expressar acontecerá em novo
formato e irá retratar o ano 2020

Festival Expressar 2020 Festival Expressar 2020 Festival Expressar 2020 Festival Expressar 2020 Festival Expressar 2020 Festival Expressar 2020 Festival Expressar 2020
Festival será transmitido online e, consequentemente, aberto a todo o público

O tradicional Festival do Expressar já tem data para acontecer. Neste ano, devido a pandemia, o espetáculo não acontecerá presencialmente, ele será transmitido via Youtube a partir do dia 26 de dezembro. Com o nome Passará, o roteiro retrata vários dilemas de 2020.“Estamos super felizes em conseguir realizar o nosso tradicional festival. Neste ano, com um diferencial, vamos poder entrar com nossa arte na casa de cada um, sem fronteiras, em qualquer lugar do mundo”, conta Jane Paulino, coreógrafa e diretora do Expressar.

A história se passa em 2040 e o roteiro conta a história de um engenheiro que descobre uma caixa que contém cartas escritas em 2020. Ao levá-la para casa, sua filha abre essa caixa e se depara com relatos de bailarinas, são narrativas sobre esse ano, a pandemia e o “novo” normal. “A intenção é de que o público consiga se enxergar no espetáculo, a arte mais uma vez tem o papel de contar esse momento histórico para as gerações futuras. O desafio de realizar esse festival fará com que ele se torne único”, conta Alan Keller, roteirista e coreógrafo do Festival.

As cenas foram gravadas no Expressar, onde foram montados dois estúdios para receber as coreografias. Devido a pandemia, todos os cuidados foram tomados e as gravações foram individuais. “Trata-se de um momento muito atípico, os ensaios estão sendo feitos de forma presencial mas também online com os bailarinos que ainda tem mantido o isolamento”, conta Ivanete Marina, professora de Jazz da escola.

A ideia é representar todos aqueles que, de alguma forma, tiveram sua vida afetada pela pandemia, desde pessoas físicas até empresas e instituições. Por isso, também foram gravadas cenas externas, na casa de bailarinos e ainda em estabelecimentos comerciais e lugares públicos. “Passamos por um período em que nos vimos obrigados a ficar em casa e o mundo quase parou. Mas pra sarar, nos reinventamos, recriamos e usamos a arte para nos reencontrarmos. “, conclui Jane Paulino.

Quem quiser conferir o espetáculo, basta clicar no botão abaixo e fazer o cadastro.

*O projeto foi aprovado com recursos advindos da Lei n° 14.017/2020 - Aldir Blanc para ações emergenciais de cultura.

SERVIÇO - Festival Expressar Passará

Data: 26 de dezembro
Local: Canal Youtube Expressar

por Bruna Aguiar